PROJETO MALUQUINHO POR FUTEBOL – UMA TABELINHA ENTRE O PORTUGUÊS, A MATEMÁTICA E A EDUCAÇÃO FÍSICA

PROJETO MALUQUINHO POR FUTEBOL – UMA TABELINHA ENTRE O PORTUGUÊS, A MATEMÁTICA E A EDUCAÇÃO FÍSICA

ANA PAULA LIMA
GILSON FREITAS
RODRIGO MENDES COSTA
ESCOLA ESTADUAL MARIA AUGUSTA SILVA ARAÚJO
23° SRE – MURIAÉ – MG
CONTEXTUALIZAÇÃO
Para desenvolver o hábito de leitura, decidimos escolher o autor Ziraldo pela diversidade de sua obra literária infantil, especialmente com relação ao menino maluquinho, por se tratar de uma leitura de fácil entendimento, ser divertida e ser de conhecimento da maior parte dos alunos. Além disso, resolvemos em conjunto alinhar todo esse contexto literário ao esporte futebol, com suas características artísticas, culturais e esportivas, tendo em vista, a realização da Copa do Mundo de Futebol no Brasil em 2014. A EEMASA – Escola Estadual Maria Augusta Silva Araújo  fica localizada na periferia da cidade, e atende em sua maioria, alunos com grande vulnerabilidade e risco social.
MOTIVAÇÃO PEDAGÓGICA
Nossa escola tem buscado alternativas pedagógicas para o desenvolvimento integral dos alunos  ̶  pautado nos seguintes aspectos:
-Documentos escolares;
-Conteúdos Básicos Comuns (CBC) e planejamento de Português, Matemática e Educação Física;
 -Projeto de Leitura;
 -Realização da Copa do Mundo de Futebol  no  Brasil em 2014.

OBJETIVO GERAL:
  Proporcionar aos alunos o aprimoramento das habilidades de ler, interpretar e escrever através do conhecimento da vida e das obras do autor Ziraldo, especialmente com relação ao Menino Maluquinho e o esporte futebol.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  _Conhecer o artista Ziraldo e o contexto histórico de suas obras, especialmente o Menino Maluquinho;
   _Desenvolver o hábito de leitura e escrita;
 _Trabalhar a interdisciplinaridade por meio de atividades lúdicas que contemplem o Português, a Matemática e a Educação Física, destacando-se o futebol;
  _Favorecer as relações sociais por meio de apresentações e participações em atividades artísticas, culturais, sociais e esportivas.
CARACTERIZAÇÃO DA PRÁTICA
As atividades foram desenvolvidas na sala de aula, na biblioteca, no laboratório de informática, na área externa e na quadra da escola, nos meses de  outubro e novembro de 2013, dentro das oficinas de Português, Matemática e Educação Física, com os alunos do Projeto Educação de Tempo Integral , 6° a 9° ano , de ambos os sexos, com idades entre 11 e 14 anos. Assim, seguiram os seguintes procedimentos metodológicos:
  1°-Apresentação teórica sobre a vida e a obra do Ziraldo, e sobre o desporto futebol;
 2°-Realização prática de diferentes atividades de leitura, escrita, cálculos, tipos de brinquedos, jogos e brincadeiras.
  Observação: Em razão do horário de verão (calor) e a violência, decidimos não realizar atividades na praça e no campo de futebol do bairro.
CONTEÚDO: PORTUGUÊS
-Autobiografia, autorretrato, poema, poesia, piada, contos, crônicas, notícias, receitas, charge, tirinhas, textos de aconselhamento, instruções de uso, artigo e filme.
-Perigrafia de livros.
-A linguagem verbal: modalidades, variedades, registros ( Linguagem futebolística – Termos, expressões e gírias).
-Convite.
CONTEÚDO: MATEMÁTICA
  _Espaço e forma;
  _Grandezas e medidas (perímetro e área de figuras planas);
  _Números e operações;
  _Tratamento e informações (tabelas e gráficos);
  _A Matemática no campo, no jogo e na tática (vídeos,  textos e jogos);
  _Artes (música e teatro).
CONTEÚDO: EDUCAÇÃO FÍSICA – Oficina de Atletismo.
– Perceber a relação do Atletismo com o Futebol – Teste de aptidão física para o desempenho esportivo (PROESP-BR).
CONTEÚDO: EDUCAÇÃO FÍSICA – Oficina de Recreação e Lazer (jogos lúdicos e educativos).
– Propiciar prazer e diversão (O jogo com função lúdica).
CONTEÚDO: EDUCAÇÃO FÍSICA – Oficina de Recreação e Lazer (jogos  e brincadeiras populares). 
– Pique Bandeira, Bente Altas, Bicicleta, Patins, Patinete e Skate.
CONTEÚDO: EDUCAÇÃO FÍSICA – Oficina de Recreação e Lazer (Informática).
  – Jogos e passatempos.
  – Sites: – omeninomaluquinho.com.br;
–  friv.com
– clickjogos.com.br
CONTEÚDO: EDUCAÇÃO FÍSICA – Oficina de Formação Cidadã – Temas Transversais;
– Revista (Poesia Futebol Clube – Paulo Netho/ Casimiro de Abreu);
– Textos-(Hidratação, A Carta do Fair Play/ Direitos das Criança no Esporte);
– Livro (Tirinha – Final Feliz  – Atividade: Histórias de Paz em Quadrinhos);
– Livro (Futebol é Alegria-Cultura da Paz); Filme, Vídeo e Documentário.
CONTEÚDO: EDUCAÇÃO FÍSICA – Oficina de Esportes.
1-A História, a origem e a evolução do futebol;
2-Os Fundamentos técnicos e táticos do futebol;
3-As Regras do futebol;
4-Os Benefícios e riscos na prática do futebol;
5-O Esporte (futebol) educacional e de  rendimento;
6-A Hidratação e o vestuário no futebol;
7-A Inclusão no futebol (deficiência física, consciência negra e  racismo );
8-Os ídolos no futebol (Pelé, Garrincha e Ronaldinho);
9-O sentido e o significado do futebol;
10-Dinheiro e futebol (origem e evolução do dinheiro, investimentos no futebol – receitas, patrocínios,  os clubes e os jogadores mais valiosos, cotas da tv, bilheteria, venda de jogadores, parte social e amadora);
11-A Arte e o futebol – Poesia de Vinícius de Morais ‘O anjo de pernas tortas’; Pintura de Cândido Portinari ‘Futebol – 1935’ (óleo sobre tela); Música do Skank ‘É uma partida de futebol’.
CULMINÂNCIA
RESULTADOS OBTIDOS
Foi possível constatar, ao final das atividades, um maior conhecimento/ entendimento dos alunos a respeito do autor Ziraldo e de sua obra; bem como observar uma ampliação dos domínios da leitura, da escrita, cálculos, e a melhoria dos níveis conceituais, procedimentais e atitudinais referentes ao futebol.
O processo avaliativo foi pautado em princípios que evidenciaram claramente a elevação dos níveis de leitura e escrita dos alunos, como por exemplo:
  -A participação e o interesse dos alunos nas atividades desenvolvidas;
  -As produções durante o desenvolvimento do projeto;
  -A exposição dos trabalhos e a culminância do projeto  na escola.
Anúncios

Sobre rodrigomc10

PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para PROJETO MALUQUINHO POR FUTEBOL – UMA TABELINHA ENTRE O PORTUGUÊS, A MATEMÁTICA E A EDUCAÇÃO FÍSICA

  1. rodrigomc10 disse:

    Trabalho Premiado com o 2° Lugar na Categoria Oral (PROETI – Anos Finais do Ensino Fundamental) no IV Simpósio de Esporte na Escola – O Ensino de Futebol na Escola em 17-18 de Setembro de 2014 na Cidade de Belo Horizonte-MG.

    Trabalho Selecionado pela 23° S.R.E Muriaé – MG como Melhor Prática de Educação Física;
    Trabalho Selecionado pela 23° S.R.E Muriaé – MG para Apresentação Oral no IV Simpósio de Esporte na Escola – O Ensino de Futebol na Escola.

    Trabalho apresentado no dia 26/05/14 na 23° S.R.E. Muriaé – MG durante o Encontro de Professores que atuam no Tempo Integral – PROETI.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s