TEXTO – Futebol: preparação para torneios

Título: FUTEBOL: PREPARAÇÃO PARA TORNEIOS  
Tipo de Recurso: Textos para alunos
Eixo Temático: I – EsporteIII – Ginástica
Tópico: 5. Riscos e benefícios da prática esportiva.7. Hidratação e vestuário nas práticas esportivas.

17. Alimentação e atividade física.

Habilidade: 5.1. Conhecer os benefícios da prática de cada modalidade esportiva.5.2. Conhecer os riscos presentes em cada modalidade esportiva.

7.1. Conhecer os efeitos da hidratação no organismo durante as práticas esportivas.

7.2. Aplicar os conhecimentos sobre a hidratação durante a atividade esportiva.

17.1. Compreender a relação entre a alimentação e a prática de atividade física.

Duração: 1 aula Tipo de Atividade: Aula expositiva
Palavras-chave: Hidratação. Alimentação. Futebol.
Autor: Rodrigo Mendes Costa  E-mail: rodrigo.m.c10@gmail.com
Data
de Criação:
04/08/2011 Status: Rascunho

 

 

 

Futebol: preparação para torneios

Autora: Ruth CareyJeff Lea

O futebol exige gasto extenso de energia durante os treinos e competições, incluindo corridas rápidas, treino de resistência, pulos, exercícios de força e flexibilidade. Tais atividades podem testar severamente o corpo e a mente durante jogos intensos, especialmente em torneios em que atletas disputam dois ou três jogos por dia. Para ter certeza de que a capacidade física e mental do seu atleta não acabe antes do final do torneio, leia as recomendações abaixo:

Preparação para a prática

– Treino de diminuição de força para exercícios de baixa intensidade: trabalho com bola leve, corrida leve, exercícios de comunicação de time, realização de partidas em ritmo lento, etc.

– Mantenha os jogadores concentrados em seus papéis.

– Estimule os jogadores a descansar seus músculos, a dormir bastante e a beber muito líquido.

Combustível sólido

O carboidrato é a fonte primária de energia para todo atleta. Fazer uma dieta de baixo carboidrato ou pular refeições resultará em cansaço ou em desempenho fraco. As seguintes recomendações podem variar de acordo com o peso do atleta:

– Café da manhã

1 ovo mexido, 230 ml de suco de laranja ou.

Mingau de aveia com fruta e leite desnatado, 2 salsichas de baixa gordura, 230 ml de suco de laranja.

– Almoço antes do jogo

Sanduíche de peru, maçã grande, bolinho de aveia e passas, 230 ml de leite desnatado ou

Pasta de amendoim e geléia no pão com banana, barra de granola, 230 ml de leite desnatado.

Lugar do torneio

Gatorade, barras energéticas, frutas variadas, pães, barras de granola mastigáveis, queijo.

Combustível líquido

Os líquidos regulam a temperatura do corpo tanto no calor quanto no frio, ajudam a prevenir danos relacionados ao calor como desidratação e podem diminuir a ocorrência de náuseas de origem nervosa. Além disso, uma bebida esportiva formulada apropriadamente fornece carboidratos e eletrólitos para uma rápida reidratação.

Aqui estão algumas recomendações a serem observadas:

QUANDO Quantidade de Líquidos Dicas de Consumo
Antes do Jogo 500 ml de líquido antes do jogo. Durante o aquecimento mantenha uma garrafa na mão.
Durante o Jogo 125 ml a 200 ml a cada 15 minutos (se o jogo permitir). Saia do jogo quando possível (bola fora, machucados, substituições, etc). O goleiro pode colocar uma garrafa no gol.
Intervalo 500 ml durante o intervalo. Sente-se à sombra quando possível e beba líquidos.
Após o Jogo Beba pelo menos 500 ml para cada 0,5 kg de peso corporal perdido. Beba líquidos para preparar os músculos para o próximo jogo do torneio.
Final do Dia 1.800 ml ao final do dia Continue bebendo desde o final do jogo até a hora de dormir (tente consumir pelo menos 1.800 ml por todo o dia).

Preparação mental

Técnicos podem preparar o time mantendo reuniões individuais durante a temporada e motivando cada atleta, discutindo o papel dele/dela em atingir os objetivos do time. Um jogador que sinta que é essencial para o sucesso do time mostrará isso dentro e fora do campo. Lembre-se de dizer ao time: “Descanse os músculos, concentre-se mentalmente, escolha alimentos com alto teor de carboidratos, beba líquidos e boa sorte!”.

GATORADE – Instituto de Ciências do Esporte.   www.gssi.com.br

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Sobre rodrigomc10

PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA
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Uma resposta para TEXTO – Futebol: preparação para torneios

  1. rodrigomc10 disse:

    Disponível em: crv.educacao.mg.gov.br/ Centro de Referência Virtual do Professor, no Sistema de Troca de Recursos Educacionais (Ensino Fundamental 6 ao 9 ano e Ensino Médio – Educação Física).

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