PROJETO EEMASA – Projeto Olimpíadas China 2008

PROJETO OLIMPÍADAS CHINA 2008

RENATO MAIA DOS SANTOS E RODRIGO MENDES COSTA

ESCOLA ESTADUAL MARIA AUGUSTA SILVA ARAÚJO

23˚ SRE – MURIAÉ

CONTEXTUALIZAÇÃO

A escola, na perspectiva de construir a cidadania, precisa assumir a valorização da cultura de sua própria comunidade e, ao mesmo tempo, buscar ultrapassar seus limites. Propiciar às crianças que pertencem aos diferentes grupos sociais, o acesso ao saber; tanto no que diz respeito aos conhecimentos socialmente relevantes da cultura brasileira no âmbito nacional e regional, quanto ao que faz parte do patrimônio universal da humanidade. Nesse sentido, a EEMASA buscou desenvolver no ano de 2008 o Projeto Olimpíadas da China, na tentativa de promover junto aos alunos do 6° ao 9° ano do ensino fundamental uma ampla gama de informações sobre um evento esportivo de grande repercussão mundial, tendo como referencial a disciplina Educação Física.

MOTIVAÇÃO PEDAGÓGICA

A prática pedagógica por meio do desenvolvimento de projetos é uma forma de conceber educação, envolvendo o aluno, o professor, os recursos disponíveis e, inclusive, as novas tecnologias, e todas as interações que se estabelecem nesse ambiente de aprendizagem. Este ambiente é criado para promover a integração entre todos os seus elementos, proporcionando autonomia ao aluno, a construção e a organização dos conhecimentos de diferentes áreas do saber, por meio da busca de informações significativas para a compreensão, representação e resolução de uma situação-problema, ou seja, o evento esportivo “olimpíadas”. O trabalho foi baseado na proposta educativa do CBC – Conteúdos Básicos Comuns da disciplina Educação Física, por meio do Eixo Temático – I Esporte, Tópicos – I História, II Fundamentos básicos, III Estratégias de jogo, IV Riscos e benefícios, V Regras, VI Eventos- olimpíadas e VII Práticas esportivas vivenciadas na comunidade e em outras culturas.

CARACTERIZAÇÃO DA PRÁTICA

O objetivo principal desta proposta educativa, realizada em 2008, foi a de contribuir no processo ensino/ aprendizagem dos alunos do 6° ao 9° ano do ensino fundamental através do tema Olimpíadas Pequim (China 2008), buscando contemplar especificamente o universo dos jogos olímpicos. Vale ressaltar ainda que, o projeto visava trabalhar a interdisciplinaridade entre todas as disciplinas do currículo escolar e, consequentemente, uma breve incursão pelos temas transversais. As etapas de desenvolvimento do projeto foram divididas conforme a seguir: a definição do tema no início do ano letivo, a explicação detalhada do trabalho (dias – específicos para as disciplinas, o período – 2°bimestre, as formas de execução – aulas teóricas com o uso de textos, pesquisas, fotos, reportagens, filmes, documentários e aulas práticas com desenhos, colagens, maquetes, danças, esportes), o controle – diário e por meio das reuniões pedagógicas, cuja culminância foi por meio de exposição artística, cultural e esportiva de particularidades dos jogos olímpicos.

RESULTADOS OBTIDOS

Maior interesse e compreensão de todos os segmentos da comunidade escolar a respeito do mundo olímpico, essencialmente no contexto das práticas corporais.

Anúncios

Sobre rodrigomc10

PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para PROJETO EEMASA – Projeto Olimpíadas China 2008

  1. rodrigomc10 disse:

    Trabalho interdisciplinar desenvolvido na escola no ano de 2009.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s