PROJETO EEMASA – Projeto Escorrega no Sabão

PROJETO ESCORREGA NO SABÃO

RENATO MAIA DOS SANTOS E RODRIGO MENDES COSTA

ESCOLA ESTADUAL MARIA AUGUSTA SILVA ARAÚJO

23˚ SRE – MURIAÉ

CONTEXTUALIZAÇÃO

Atualmente, uma das tarefas da escola é proporcionar um ambiente escolar saudável que possa contribuir para a formação da identidade de alunos como cidadãos conscientes de suas responsabilidades com o meio ambiente e, capazes de atitudes de proteção, preservação e melhoria em relação à questão ambiental. Segundo o Portal Educação (2009), é fundamental pensar no desenvolvimento sustentável, e, para isso, cabe destacar o conceito dos 3Rs (Reduzir, Reutilizar e Reciclar). Por isso, a EEMASA buscou promover no ano de 2011 o Projeto Meio Ambiente, na tentativa de demonstrar aos alunos do 1° ao 9° ano do ensino fundamental uma ampla gama de informações sobre a importância da preservação do meio ambiente e, sua relação com a vida humana, tendo como referências todas as disciplinas do currículo escolar. Porém, coube a disciplina de Educação Física o tema reciclagem.

MOTIVAÇÃO PEDAGÓGICA

Eventos de grande visibilidade como as olimpíadas de Londres em 2012, têm a chance de chamar a atenção dos espectadores para outras questões – que não apenas o esporte. E por que não a sustentabilidade? Assim que Londres foi eleita sede dos Jogos Olímpicos, em 2005, a ODA – Autoridade Olímpica Britânica começou a estudar materiais, estruturas e processos de reciclagem. O objetivo de tanto planejamento foi a decisão de que o legado deixado a Londres não fosse apenas para o mundo dos esportes, mas também para os negócios, o urbanismo, a arquitetura e o meio ambiente. Conforme a ODA, 97% de todo o entulho de construção do Parque Olímpico foi reutilizado ou reciclado (www.jornalmeioambiente.com). Nesse sentido, a participação da Educação Física, torna-se essencial na escola.

CARACTERIZAÇÃO DA PRÁTICA

O objetivo específico desta proposta educativa, realizada em 2011, foi a de contribuir no processo ensino-aprendizagem dos alunos do 9° ano do ensino fundamental através do tema reciclagem, buscando contemplar principalmente a reciclagem do óleo de cozinha para fazer sabão. Vale ressaltar ainda que, o projeto visava apresentar a relação entre atividades físicas e esportivas e o meio ambiente, além da reutilização de sucatas na construção de brinquedos para os jogos e brincadeiras. As etapas de desenvolvimento do projeto foram divididas conforme a seguir: a definição do tema no início do ano letivo, a explicação detalhada do trabalho (dias – específicos para as disciplinas, o período – 1° e 2° bimestre, as formas de execução – aulas teóricas com o uso de textos, pesquisas, fotos, reportagens, filmes, documentários e aulas práticas com armazenamento e controle do óleo entregue pelos alunos da escola, rifa para compra de soda cáustica e, posterior produção do sabão). O monitoramento – através do diário de classe e das reuniões pedagógicas. A culminância foi por meio de exposição artística e cultural.

RESULTADOS OBTIDOS

Maior conscientização dos alunos e da comunidade para as questões ambientais, especialmente os relacionados com o tema da reciclagem.

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Sobre rodrigomc10

PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA
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Uma resposta para PROJETO EEMASA – Projeto Escorrega no Sabão

  1. rodrigomc10 disse:

    Trabalho sobre Meio Ambiente selecionado como Boa Prática na Educação Física Escolar do 6 ao 9 ano. Foi publicado e apresentado no III SIMPÓSIO BOAS PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO OLÍMPICA.

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