PROJETO EEMASA – Projeto Brinquedos no Ciclo Inicial de Alfabetização

PROJETO BRINQUEDOS

RODRIGO MENDES COSTA

ESCOLA ESTADUAL MARIA AUGUSTA SILVA ARAÚJO

23˚SRE – MURIAÉ

 

CONTEXTUALIZAÇÃO

Após alguns anos de avaliação diagnóstica por meio da observação, constatamos a necessidade de resgatar e aprofundar os conhecimentos dos alunos em outro conteúdo da Educação Física que não o jogo ou esporte, muito comum nas escolas e na própria comunidade. Diante do imenso acervo cultural de nosso país e das possibilidades de intervenção na infância ou fase escolar, assumimos o compromisso de modificar este quadro, justificando o papel da Educação Física dentro da escola, a partir de práticas significativas e necessárias aos alunos. A escola fica situada na periferia da cidade de Muriaé-MG, procurando atender especificamente os alunos da comunidade local, com baixa renda familiar e de alto risco social. A escola dispõe de um espaço livre e uma quadra para as aulas de educação física e projetos afins, com diversos tipos de materiais e brinquedos pedagógicos para a aprendizagem dos alunos. Entretanto, os materiais utilizados no projeto foram os próprios brinquedos das crianças.

MOTIVAÇÃO PEDAGÓGICA

Com a prática procuramos justificar os atuais caminhos para o sucesso na educação, previstas na proposta pedagógica da escola e da educação física, que é a trabalhar com temas relevantes, diversificados, por meio de projetos interdisciplinares e que contribuam no processo de ensino-aprendizagem e na formação integral dos alunos respeitando suas singularidades e, sobretudo, possam estar de acordo com as exigências da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais (matriz do PROALFA).

CARACTERIZAÇÃO DA PRÁTICA

O objetivo principal desta proposta educativa realizada em 2009 foi a de ampliar o conhecimento dos alunos do 3° ano do ensino fundamental sobre a importância dos brinquedos na vida das crianças. Ressaltamos ainda que, o projeto visava promover a interdisciplinaridade (oralidade, escrita e cálculo); trabalhar os PCN’s por meio dos temas transversais; identificar as características dos diferentes tipos de brinquedos e vivenciar as diversas formas de se brincar com cada tipo de brinquedo, buscando desenvolver a partir daí, os eixos temáticos, os procedimentos psicomotores; os aspectos conceituais cognitivos e as atitudes afetivo-sociais. As etapas de desenvolvimento do projeto foram divididas conforme a seguir: definição do tema, busca dos referenciais teóricos em revistas, jornais, livros, internet, anais de eventos, cursos, programas de TV, filmes e vídeos musicais, explicação detalhada do trabalho (dias, períodos, formas de execução, controle e apresentação), dia do brinquedo na educação física e a exposição final em mural com fotos e materiais utilizados.

RESULTADOS OBTIDOS

Ao final constatamos que a prática alcançou os objetivos, e que os alunos puderam a partir de um conhecimento anterior sobre o tema, adquirir competências- autonomia e consciência crítica para atuarem na realidade infantil e social.

Anúncios

Sobre rodrigomc10

PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para PROJETO EEMASA – Projeto Brinquedos no Ciclo Inicial de Alfabetização

  1. rodrigomc10 disse:

    Trabalho selecionado como Boa Prática na Educação Física Escolar 1 ao 5 ano. Publicado no II Simpósio Boas Práticas na Educação Física. O artigo desse trabalho será publicado na Revista Mineira de Educação Física n.1 2012, que está em fase final de edição.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s