PROJETO EEMASA – O Futsal na Escola: Uma Perspectiva Pedagógica

O FUTSAL NA ESCOLA-UMA PERSPECTIVA PEDAGÓGICA

RODRIGO MENDES COSTA

ESCOLA ESTADUAL MARIA AUGUSTA SILVA ARAÚJO

23˚ SRE – MURIAÉ

CONTEXTUALIZAÇÃO

Hoje, na escola, o esporte tem função inegável no processo de ensino-aprendizagem, não só como conteúdo da educação física, mas também como atividade extra-classe que, por meio da motivação que as crianças demonstram por esta ou por aquela modalidade, possibilita ao professor trabalhar conjuntamente os aspectos técnico-táticos do jogo e as questões sociais, tais como o individualismo, a cooperação, o espírito de grupo, o respeito, a liderança, as críticas, a justiça (VOSER e GIUSTI, 2002). Nesse sentido, a EEMASA buscou desenvolver no ano de 2011 o Projeto Escola Viva, Comunidade Ativa, com oficinas do desporto futsal, na tentativa de promover junto aos alunos do 3° ao 5° ano do ensino fundamental informações sobre um futuro desporto olímpico de grande repercussão nacional e mundial, tendo como referencial a disciplina de Educação Física.

MOTIVAÇÃO PEDAGÓGICA

Segundo Fonseca e Silva (2011), a presença do futebol é marcante na vida da população brasileira. No caso do futsal, não existe muita diferença, pois esse esporte cresce a cada dia, principalmente por atender a necessidades momentâneas que o futebol de campo não é capaz de resolver. Cabe salientar, por fim, que estimular no processo de ensino e aprendizagem do futsal, a prática das variações do jogo, o jogo recreativo, o jogo adaptado e outras formas jogadas, pode contribuir significativamente para a autonomia dos alunos. O trabalho foi baseado na proposta educativa do CBC – Conteúdos Básicos Comuns da disciplina Educação Física, por meio do Eixo Temático – I Esporte, Tópicos – 2. Elementos técnicos, 4. Regras, 5. Riscos e benefícios, 6. Diferença entre esporte educacional, de rendimento e de participação, 7. Hidratação e vestuário, 8. Inclusão e 9. A importância do esporte no desenvolvimento de atitudes e valores éticos e democráticos com suas respectivas habilidades.

CARACTERIZAÇÃO DA PRÁTICA

O objetivo principal desta proposta educativa, realizada em 2011, foi a de contribuir no processo ensino-aprendizagem dos alunos do 3° ao 5° ano do ensino fundamental através do desporto futsal, buscando contemplar especificamente os jogos adaptados para a prática esportiva. Vale ressaltar ainda que, o projeto visava promover de acordo com Freire (2006), citado por Sales (2011) os princípios básicos para o ensino do futebol na escola, como: a inclusão, a excelência, a ética e o hábito. As atividades foram desenvolvidas conforme a seguir: a definição da oficina esportiva no início do ano letivo, a explicação detalhada para os alunos (dias – especificamente aos sábados no horário 8h ás 10hs, o período – março a dezembro, as formas de execução – prática esportiva), o controle – diário e por meio de registro em documento escolar.

RESULTADOS OBTIDOS

Maior interesse e compreensão dos alunos a respeito dessa modalidade, para além das ações procedimentais, mais especificamente no contexto das dimensões conceituais e atitudinais, para atividades  físicas e esportivas desenvolvidas no âmbito escolar.

Anúncios

Sobre rodrigomc10

PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para PROJETO EEMASA – O Futsal na Escola: Uma Perspectiva Pedagógica

  1. rodrigomc10 disse:

    Trabalho sobre Iniciação Esportiva selecionado como Boa Prática na Educação Física Escolar do 6 ao 9 ano. Foi publicado e apresentado no III SIMPÓSIO BOAS PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO OLÍMPICA.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s